top of page

Motivação: Porquê o Sado Romano?

  • Writer: Ana Patricia Magalhaes
    Ana Patricia Magalhaes
  • Dec 24, 2020
  • 1 min read

Updated: Dec 27, 2020



O manancial de informação resultante dos trabalhos arqueológicos até à data empreendidos no vale do Sado permite um melhor conhecimento da ocupação romana do século I ao século VII d. C.

Este projeto nasce do desejo de contribuir para a investigação de um território onde me apaixonei e pelo qual me apaixonei, dando continuidade aos mais de 13 anos de experiência no Projeto de Valorização das Ruínas Romanas de Tróia, com uma perspetiva mais alargada que só um estudo completo do território pode promover.

Também por esse motivo inclui uma perspetiva de valorização da interpretação histórica de

acordo com o seu significado cultural, que pretende dar relevância à cultura portuária das comunidades que ainda hoje partilham este território.

Comments


Bandeira Ferreira, Fernando

Antigamente, ao arqueólogo do outro tempo o que interessava era a peça do Museu, o achado de ar monumental, a moeda antiga – e neste aspecto a Tróia foi explorada e reexplorada.

Hoje não. Todo o trabalho tem que ser lento. A investigação arqueológica é um livro que se folheia uma só vez e cujas páginas à medida que se lêem se rasgam e logo desaparecem.

O monumental, o brinquedinho de arte, interessa-nos evidentemente mas só em plano muito relativo.

Diário Ilustrado, 14 de Setembro de 1958

Join My Mailing List

Thanks for submitting!

© Ana Patrícia Magalhães

  • Instagram
bottom of page